<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, julho 25

Hereditariedade 

O meu avô José não saía de casa sem um livro para ler e um caderno para anotar os seus poemas e as suas impressões.
O meu avô José, licenciado em Germânicas, nunca teve a oportunidade de pôr um pé em Londres, muito menos na Alemanha. Conta a minha mãe, que quando era pequena ele a levava ao porto de Leixões, onde esperava os barcos alemães "para poder praticar".
Quando eu era pequena o meu avô José ensinava-me francês, "la porte", "le livre", "la fenêtre", apontando para os objectos em causa e obrigando-me a repetir. A pedagogia não era da mais moderna mas, aprendi francês.
No tempo em que o meu avô me ensinava francês, eu era convidada para as festas de anos das filhas das amigas da minha mãe. Não tinha especial simpatia por essas meninas e até as achava parvas, mas por nada deste mundo perdia essas festas: havia sumol e "sandes" de fiambre em pão de forma, e havia sempre um quarto de meninas com livros que eu lia a tarde toda, sem cuidar de outras brincadeiras ou das outras crianças.
Hoje os meus filhos, ainda crianças, não saem à rua sem um livro debaixo do braço.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com