<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, julho 7

A Natureza Boa 

A ideia de que a natureza é idí­lica e de que o Homem estragou tudo quando encerrou a sua absoluta comunhão com ela é a mais louca fantasia humana. Senão vejamos:
Bandos, cardumes, manadas e afins - Não são um grupo simpático de animais a tomar conta uns dos outros. O efeito de diluição e de confusão do predador é óbvio, mas alguém tem de ocupar as orlas, alguém tem de ser comido. A posição geográfica no grupo obedece à mais rigorosa hierarquia. Não acreditam que a decisão vai a votos, não?
Abelhas amigas - Não são altruí­stas puras nem vivem numa estrutura social perfeita, entregando as suas vidas de trabalho à comunidade em troca de nada. Se notarmos que, à excepção da raí­nha, toda a abelhinha está inibida de se reproduzir, é fácil deduzir que o investimento maternal da fêmea nas crias, comportamento que conhecemos bem, pode ser desviado para outros seres geneticamente próximos. Um grupo de mulheres estéreis, todas irmãs, não se saíria pior. Não acreditam que há estratégia melhor para cada uma delas, não?
O natural não é mais do que nós, cheio de cenários ditatoriais, tomadas de decisão brutais e uma imensa desigualdade na distribuição do bem individual. A capacidade do homem pensar a justiça, a bondade e a igualdade não foi em vão. Se estamos ainda longe do que queremos humano não é porque desaprendemos as regras do mundo, não é porque parámos de ser animais, mas precisamente porque o somos, todos, naturalmente mal e naturalmente bem. Ser melhor depende apenas do nosso neocortex, excepcionalmente humano, e não das lições toscamentes lidas no National Geographic. O bem e o mal estão unicamente em nós, Homens.

enviado por Sofia (Dom Jul 06, 8:45 PM)

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com