<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, julho 22

Teatro na Penitenciária 

Apareceram recentemente no A Natureza do Mal dois textos referentes à Penitenciária de Coimbra, de um gostei muito, do outro não gostei nada (facto que para os autores dos textos não deve ter a menor relevância).
Não tenho sequer a certeza de que as cadeias sejam um mal necessário, tenho sim a firme convicção de que deviam ser a última das últimas soluções (e que nem sempre o são) e que para a maioria dos desgraçados(as) que lá estão, ninguém ganha com isso, nem eles nem a sociedade.
Tenho ainda a convicção de que tudo o que humanize esses bocados da nossa sociedade é bom, é positivo. Discursos aparte.
Aqueles muros fazem parte do meu percurso diário, todos as dias vejo as famílias, maioritariamente ciganas (que em termos de solidariedade têm muito que nos ensinar), à espera da hora da visita mas, convenientemente ignoro... e sigo o percurso dos meus dias. Como a maioria dos habitantes de Coimbra não conheço essas gentes nem os seus dramas, convenientemente...
Mas como acredito que quem está lá dentro, são pessoas e não presos e como estar envolvido com os outros e com um projecto é bom, e porque fazer teatro é bom, acredito nesse projecto de fazer uma peça de teatro dentro da Penitenciária e para a cidade. Até e sobretudo para não nos esquecermos deles.

PS Tenho ainda mais uma razão para acreditar. Enquanto membro do TEUC trabalhei por várias vezes com o encenador em causa, o André Kowalski, um humanista que tem uma capacidade imensa de cativar as personalidades mais diversas.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com