<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, agosto 28

Marte 

Vale a pena! A última vez que Marte esteve tão próximo da Terra foi há 60 mil anos! Vale a pena ler isto na Klepsýdra. Vale a pena ir lá espreitar o planeta, eu fui... e vi um pontinho amarelado perdido no céu escuro. Ainda por cima não tenho a certeza que seja ele.
Depois fui ver no atlas e relembrei que não é possível, numa única página desenhar à escala todos os planetas -muito menos o Sol-, não é possível numa única página desenhar à escala as distâncias do sistema solar. Acontece porque a diferença de tamanhos é tão vasta que ou uns não cabem na folha ou os outros não se vêm. É bom relembrar esta relatividade que vem das dimensões.
Rui, será que nos podes dizer em que posição Marte está amanhã, às 11 horas? Assim podemos todos olhar ao mesmo tempo, Marte já não é uma criança, não se vai importar!


O Nuno, com a banda desenhada logo aqui abaixo traz-nos outra relatividade, a do espaço-tempo. Julgo entender que a banda desenhada nos mostra como as pulsões de auto-destruição da humanidade podem ser insignificantes à escala do universo... mas obviamente decisivas para nós.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com