<$BlogRSDUrl$>

domingo, agosto 24

Reentrar na incerteza - II 

Público de 22 de Agosto: “Estimativas preliminares do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge indicam que, entre 30 de Julho e 12 de Agosto, morreram 1316 pessoas a mais do que seria de se esperar num Verão normal. Mais da metade serão idosos, com mais de 75 anos (ver texto nestas páginas).

É, por ora, apenas uma previsão estatística, feita a partir de dados reais referentes a 40 por cento da população do país e que ainda não leva em conta os últimos dias da vaga de calor. Mas é em torno deste número que se questiona, agora, se o Sistema Nacional de Saúde estava ou não bem preparado para enfrentar um período tão longo de altas temperaturas.

O subdirector geral da Saúde, Francisco George - que tem servido como o rosto do Governo nesta crise - acredita que os resultados ontem divulgados indicam que o país está melhor do que em 1981, quando uma onda de calor provocou 1900 mortes. "Pessoalmente, estou convencido de que há uma tendência de melhoria", disse ontem, numa conferência de imprensa em Lisboa.
"

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com