<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, outubro 16

"Curiosidades": a incerteza das pesquisas do Google 

De vez em quando ainda tenho ido ver as pesquisas dos memes das letras trocadas, para ver como eles se propagam na Internet. Há uns dias fiquei admirado com o Google, porque o número de resultados do meme português tinha disparado feito maluco, passando de uns 7 mil resultados para mais de meio milhão. Claro, ultrapassou de longe o meme inglês, que neste momento tem cerca de 15 mil resultados, progredindo lentamente.

Reparei também que acontecia algo de curioso com o Google e o meme português: se repetirmos a pesquisa várias vezes em pouco tempo (por exemplo, clicando aqui, fazendo várias vezes reload e vendo o nº de resultados), obtemos valores que podem chegar a variar de 2 ordens de grandeza, por exemplo: 323000, 24000, 6290, 505000, 244000, 125000, 363000, 46000... Não acontece o mesmo com o meme inglês ou com outros motores de pesquisa.

Ao que parece, o número de resultados devolvido pelo Google deixa de ser fiável quando há muitos milhares de resultados, mas essa não deverá ser a única condição, uma vez que o número é estável para o meme inglês, que em princí­pio está mais disseminado na net do que o português. Será que quando há muitos resultados o Google pára de pesquisar e a partir da parte da base de dados que usou tenta estimar o número de resultados total? Pelos vistos essa estimativa não é nada fiável. Não há direito, afinal quem ganhou a corrida de memes?!

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com