<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, outubro 9

SIDA África e IGREJA 

Recordo um documentário arrepiante a que assisti numa televisão francesa, realizado numa das ex-colónias francesas, possivelmente no Gabão. Num dos países com uma maior prevalência de SIDA, em que famílias inteiras são dizimadas, as autoridades sanitárias e as organizações humanitárias deparam com uma resistência imensa à utilização do preservativo. Misturam-se crenças tribais com motivos religiosos. Lembro-me de várias pessoas dizerem coisas como, não uso é pecado, ou não uso se Deus quiser que eu morra, ou que seja infectado assim terá que ser. No entanto, leio agora, que os especialistas no terreno consideram outro tipo de superstições como o maior obstáculo não só à prevenção como ao tratamento dos infectados, no Gabão 9 em cada 10 pessoas consideram que a doença está ligada ao VODOO.
O que não iliba a Igreja (que é feita de homens, convém não esquecer) de responsabilidades, quer por actos quer por omissões.
É difícil encontrar um denominador comum para todas as desgraças que se abatem sobre África mas, tenho a firme convicção que a existir passa pela nossa própria civilização.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com