<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, fevereiro 9

Pavilhão Relógio de Sol 

É muito bonito, tem nome de Relógio de Sol e parece um relógio de sol equatorial, mas, se calhar, fica apenas pelo parecer. Tal como um relógio avariado ou apenas pintado numa torre, é como um adereço cenográfico: pode ser bonito, mas dificilmente servirá de relógio.

A parede inclinada deve fazer um ângulo com o chão igual a 90 graus menos a nossa latitude (que é cerca de 40 graus) e isso parece correcto. No entanto, o gnómon (o mastro) deveria estar no seu centro ou no seu topo, perpendicular à parede, apontando para o Norte, mais ou menos para a Estrela Polar, mas está em baixo, não podendo a sua sombra incidir sobre a parede!

Embora existam muitos desenhos possíveis para relógios de sol (equatoriais, horizontais, verticais, analemáticos, etc.) é fundamental que de alguma forma a luz do sol crie uma sombra em algum lado, durante pelo menos uma parte do dia e que, para que a posição das horas não se modifique com a época do ano, o ângulo do gnómon com o solo seja igual à latitude. Para aqueles que possam pensar que o relógio do sol não não é na parede, mas no chão, deve dizer-se que acredito que tal seja possível, mas, assim perde-se uma parte do efeito (só se podem ver as horas no local).

Quase tudo sobre a construção de relógios de sol se pode entender com a trigonometria que se aprende na escolaridade obrigatória. Aproveito para referir que o Kit de Latitudes e Longitudes editado pela Ciência Viva é um magnífico presente para crianças e adultos, que contém, entre outras coisas, uma bússola, um relógio de sol (os ângulos estão bem para Coimbra), um quadrante e cadernos explicativos. Aqui em Coimbra creio que pode encontrar-se no Exploratório Infante D. Henrique!

[Peço desculpa por uma série de erros que penso ter corrigido cerca das 14:40! E por ter ainda feito alterações por volta das 15:30! É caso para dizer como Samuel Beckett, engana-te outra vez, engana-te melhor!]

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com