<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, maio 4

O Doce de Abóbora 

Quando ainda era aluna do liceu e precisava de ganhar algum para as saídas nocturnas e não só, e a minha avó, pequena produtora de fruta, precisava de gastar os frutos (pêssegos, maçãs, marmelos) excedentários, fiz com ela um negócio altamente vantajoso para mim: a minha avó dava-me a fruta, o açúcar, pagava ainda o gás necessário para a cozedura, eu fazia as compotas, colocava-as à venda no muro do jardim e … o lucro era todo meu!
Dessa época vem-me o gosto pela feitura de compotas, conservas e quejandos, o que agora até está muito in. Durante o Inverno/Primavera faço doce de abóbora, que é óptimo comido com o excelente requeijão de ovelha que nos chega de Seia (e que não tem nada a ver com uns sucedâneos de vaca que se vendem embalados nos Supermercados). Como as coisas boas são para partilhar fica aqui a receita:

Doce de Abóbora:


De véspera parte-se 1 Kg de abóbora em pedaços e junta-se 1 Kg de açúcar e duas laranjas com casca cortadas às rodelas. Vai-se mexendo para tudo ficar bem envolvido. No próprio dia escorre-se a calda formada para dentro de uma panela e leva-se ao lume a ferver alguns minutos. Retira-se a laranja e junta-se a abóbora à calda fervente. Para aromatizar adiciona-se ainda um pau de canela. E coze aí umas boas 2 h! No fim pode passar-se com a varinha mágica (eu gosto mais), podem-se juntar umas nozes ou amêndoas, ou qualquer outra coisa que a inspiração nos sugira e guarda-se em frascos que se devem fechar ainda com o doce bem quente.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com