<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, junho 7

Europeias 2004 

- Pai, estava ali um cartaz que tinha escrito 'Força Portugal'. (Pausa.) Espero que Portugal ganhe!

Só uma criança poderia resumir desta forma tão simples e desconcertante a confusão gerada por algumas campanhas publicitárias, que se aproveitam das imagens existentes para ganhar alguma visibilidade grátis. Primeiro, usam os símbolos da nação, que temos bem entranhados e que vemos com alguma frequência, como boleia para colar a imagem do Euro e das marcas associadas na nossa cabeça. Quando vemos uma bandeira de Portugal, lembramo-nos, por exemplo, da campanha Hiper-Portugal-Figo-Continente (a pose de Figo a segurar a toalha lembra ainda a transformação de Clark Kent em Super-Homem e o contraste usado...mmm, Che Guevara?). Depois, com as imagens do Euro bem frescas e assimiladas, pode-se sempre promover partidos políticos... na campanha Força Portugal as pessoas do cartaz estão em estádios, com cachecóis, a cantar o hino do Euro ("Força!"), ou é da minha vista?

[Adenda - Só um dia depois é que reparei, numa imagem maior, que aquilo que a que chamei "toalha" era na realidade a bandeira de Portugal...]

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com