<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, novembro 19

Incerteza para o jantar 

Foi à hora de jantar, no "Quiosque" da RTP2. O "Quiosque" é um programa um pouco no género do anterior "Caderno Diário", que era uma espécie de telejornal para crianças. O "Quiosque" parece mais leve e descontraído, mais um magazine e menos um telejornal e, a julgar pelo destaque dado a um filme para crianças que se estreia este fim-de-semana, é um pouco mais permeável a publicidade do que o seu antecessor. Este tipo de programas, que pretendem explicar o mundo em que vivemos às crianças, usando uma linguagem simples e acessível, parece-me louvável. Contudo, por vezes há desilusões. Como hoje, onde, como sempre, respondiam a uma pergunta feita anteriormente: "Como se chama a passagem de um corpo no estado sólido para o estado líquido?"

Havia 3 respostas possíveis e uma voz "off" ensina-nos que a resposta certa é "condensação". Olho para o écran, confirmo visualmente que "condensação" aparece iluminada, enquanto que uma outra resposta possível, "fusão", aparece apagada, para meu espanto. Dada a certeza com que tudo foi apresentado, momentaneamente fiquei na incerteza e como eu devem ter ficado uns quantos pais e filhos, mas a maioria terá "aprendido". Demorei um bocado a explicar à minha filha que o "Quiosque" estava errado.

Esperemos que durante a próxima semana o "Quiosque" faça os possíveis por "desensinar" o que aprendemos e que doravante passe a ter um pouco mais de cuidado...

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com