<$BlogRSDUrl$>

domingo, abril 10

A B-on 

A B-on foi uma das coisas muito boas que me aconteceram nos últimos tempos. Para quem não sabe B-on significa biblioteca do conhecimento online, é um serviço ao dispor das comunidades univesitárias (têm acesso computadores registados numa universidade portuguesa) e para quem tem que recorrer todos os dias à leitura de artigos científicos é uma das mais maravilhosas invenções.Quase todos os artigos à distância de um clique.
Até agora uma das tarefas mais ingratas a que tinha que me dedicar era a pesquisa bibliográfica, principalmente se não sabia bem onde encontrar o que procurava. No meu caso passei muitas horas debruçada sobre uns livros imensos chamados Chemical Abstracts, muitas vezes sem saber bem o que procurava. No Chemical Abstracts, cuja assinatura é tão cara que poucas bibliotecas os podem ter (lembro-me de ter colegas de Vila Real que vinham a Coimbra para fazer pesquisa bibliográfica) é suposto encontrar-se índices e resumos de tudo o que é publicado em Química em todo o mundo e ao longo de todo um ano. São livros de milhares de páginas, começa-se pelos índices, que podem ser de autores, de substâncias químicas, de assuntos. Fica-se com os olhos em bico porque as letras são minúsculas. Se o autor é produtivo, á frente do nome vão encontrar-se as referências aos assuntos que tratou seguidas de um conjunto de letras e números ainda mais pequeninos. Depois de se decidir se o assunto interessa, há que anotar esses conjuntos de letras e números, fechar o volume que pesa arrobas e guardá-lo na estante, de preferência no lugar correcto. E começa a procura dovolume que contém os números que se copiaram, mais uma arroba de química e muitos olhos em bico depois chega-se ao resumo pretendido, lê-se, era isto que procurávamos? Optimo! Mas agora queremos ter acesso ao artigo inteiro. Com sorte até pertence a uma revista que a biblioteca assina, chega-se á estante em questão onde estão arrumados todos os números da referida revista, 1988, 1988, nº 21, nº 21... Azar estão lá o nº 20 e o nº 22, o nº 21 alguém pouco escrupuloso ou distraído o levou e não devolveu. Volta-se no dia seguinte e passados dois dias, nada! Pede-se o artigo a um amigo que está a fazer o doutoramento no estrangeiro, ou aos autores que poderão ser simpáticos e até enviar uma cópia. Cansados?
Mas isto pertence ao passado, agora sentada na minha cadeirinha, escrevo num motor de busca o nome do autor, ou do assunto e em alguns segundos tenho o pdf que é só imprimir ou então dar uma olhadela rápida no monitor para ver se era mesmo aquilo que procurava.Digam lá se não tenho razões para andar contente.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com