<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, outubro 3

Na era da informação... 

...era informação que eu queria, mas não tenho!

Ultimamente quando vou à Figueira da Foz ela arde. Aconteceu há cerca de um mês, voltou a acontecer hoje. Ao fim da tarde, vi labaredas na serra da Boa Viagem, à saída de Quiaios e depois também próximo de Tavarede. Uma núvem de fumo gigantesca, muito maior do que a de há um mês atrás, fazia temer o pior. Para milhares de pessoas, esta noite será certamente de enorme aflição.

Procuro saber notícias: exactamente qual é a extensão do fogo? Que zonas estão ameaçadas? Com que meios se combate? À hora das notícias, ligo o rádio e só ouço relatos de futebol. Rádios como a TSF esquecem as notícias, só interessa o futebol. Percorro todas as estações: ou música ou relatos. Num domingo à tarde, não há mais nada à hora das notícias!

Chego a Coimbra. Às 20h10 a RTP fala de futebol e a TVI está a transmitir um jogo. Zapping. Acabo por encontrar alguma coisa, uma reportagem feita há duas horas atrás, nada de novo para mim. Depois do jantar, com a televisão sem som, vejo um mapa de Portugal que me diz que o incêndio é em Coimbra e não na Figueira da Foz. Sei que não devo acreditar no que vejo e depreendo que devem estar a dizer que o incêndio é no distrito de Coimbra e não em Coimbra. Mas então, para quê o mapa com um desenho de um fogo em Coimbra? Para dar informação errada que só desorienta as pessoas?

Francamente, hoje em dia qualquer pessoa pode pegar numa imagem do Google Earth e desenhar a zona afectada, indicando com muito pormenor as povoações/bairros em perigo e publicando a informação praticamente em directo. Isso é pedir demais às televisões e às rádios? E as letrinhas que passam em rodapé, não poderiam passar com informação detalhada sobre o que se está a passar nos incêndios, por exemplo durante os intermináveis debates sobre a jornada de futebol, isto para que as pessoas possam saber o que fazer nestes momentos de aflição?

Que informação local temos nós afinal? Nenhuma? Não podemos contar com os meios de comunicação social numa situação de perigo porque é domingo, dia do sagrado futebol?

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com