<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, outubro 28

Público versus Privado 

Em Coimbra existem dois conservatórios para o ensino da música, o Conservatório de Música de Coimbra (público) e o Conservatório Regional de Música de Coimbra (privado).

No Conservatório de Música de Coimbra são aprovadas 14 crianças para o 1º ano de um determinado instrumento, mas só abrem 1 vaga. No Conservatório Regional de Música de Coimbra as crianças escolhem um determinado instrumento, fazem as provas e se ficarem aptas têm vaga. No Conservatório Regional as crianças têm todos os professores desde o primeiro dia de aulas, no Conservatório de Música de Coimbra no fim de Outubro faltam professores de violoncelo, viola de arco e violino (pelo menos). No Conservatório Regional toda a organização é primorosa, no Conservatório de Música de Coimbra informam-me que as aulas começam a 11 de Outubro e quando levo a criança a 11 de Outubro fico a saber que as aulas começaram na semana anterior, o prazo de matrícula consta de um aviso praticamente invisível na porta de um dos blocos (que mandar uma cartinha para os encarregados de educação das crianças é coisa difícil), o horário de uma determinada turma pode não estar na vitrina dos horários etc, enfim pormenores.

Pais que têm filhos em ambos os conservatórios (que não é o meu caso) não distinguem a qualidade de ensino de um e do outro.

No Conservatório de Música de Coimbra o ensino é gratuito, no Conservatório Regional as crianças que frequentam o ensino articulado pagam mensalmente cerca de 50 euros. Residirá aqui a diferença?

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com