<$BlogRSDUrl$>

domingo, dezembro 4

Absolutismos e relativismos 

"Portugal é o mais poluente da UE", título na 1ª página do Expresso de 3/12/2005. "Portugal vai ser o pior emissor de gases da UE", título da notícia de abertura na TSF. Todos os outros media (TVI, SIC, jornais, etc etc etc) dizem o mesmo. Leio isto em todo o lado e fico baralhado, pois não consigo acreditar na notícia tal como ela é dada e não vi nenhum desmentido. Acho estranho: então Portugal, com os seus 10 milhões de habitantes, polui mais do que a Alemanha com os seus mais de 80 milhões de habitantes e a sua indústria muito mais produtiva?

É que, quando me falam no país que polui mais, ou no que emite mais gases, eu penso em termos absolutos. A notícia, parece-me, é sobre a poluição em termos relativos: quem vai aumentar mais a poluição até 2012.

Eu não duvido de que poluímos mais para produzir a mesma quantidade de um dado produto do que muitos outros países europeus: a nossa indústria é pouco eficiente e nada limpa. E depois temos mais fogos, menos cultura ambiental, etc. Mas, uma vez que produzimos em muito menor quantidade do que países como a Alemanha, não somos menos poluidores em termos absolutos?

Será que já ninguém liga a estes "pormenores", que mudam por completo a nossa percepção da realidade, ou sou eu que estou enganado? Alguém me ajuda?

[Adenda (4 Dez 2005):
Emissões de Dióxido de Carbono (em milhões de toneladas):
Portugal - 67 (2002)
Alemanha - 842 (2003)]

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com