<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, março 24

Ainda sobre erros em publicações 


O Público de hoje vinha com o suplemento “Guia de autarcas e autarquias 2006”, que comecei a desfolhar sem grande interesse enquanto esperava por alguém. Comecei a ver que até continha bastante informação útil que nos diz respeito: deputados da assembleia da república, elementos do governo, da presidência, autarcas, concelhos, freguesias, contactos, etc. Uma das primeiras páginas que vi foi a do distrito de Aveiro, que tem uma tabela com factos sobre os seus concelhos. Fiquei admirado com a quantidade de erros que consegui descobrir na tabela da figura (clicar para ampliar), apesar de não conhecer bem o distrito nem ter ali à mão outras fontes de informação:

- o nº de eleitores e/ou de residentes de Castelo de Paiva está errado (o nº de eleitores é mais do dobro do nº de residentes)
- idem para o concelho de Oliveira de Azeméis (o nº de eleitores é muito pequeno relativamente ao do nº de residentes, quando comparado com os outros concelhos; além disso, o nº de eleitores é exactamente igual ao da Mealhada)
- a área do concelho de Ovar está errada (na tabela é ~3x maior do que a área do concelho de Águeda, mas no mapa é muito menor)
- este erro na área parece ter-se propagado à linha do fundo, que tem os totais. Possivelmente o mesmo se passou com o total de residentes e de eleitores.
- as áreas estão expressas em km, o que não faz sentido nenhum, devia ser km2 (as tabelas dos restantes distritos também tinham este erro)

Se estes erros todos ocorrem numa única tabela e se são facilmente encontrados por alguém que não está por dentro do assunto... quantos mais haverá em toda a publicação?
Eu sei que todas as pessoas erram e eu não sou excepção, obviamente (se calhar estou a errar ao escrever este post). Mas, a julgar por esta pequena amostra, não posso deixar de pensar na falta de cuidado com que publicações em princípio úteis como esta parecem ter sido feitas e na falta de qualidade da informação que nos rodeia. Confiar em que informação, eis a questão...

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com