<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, outubro 30

Advérbio Disjunto Restritivo da Verdade de Asserção 

Há muito que não ria a tão bom rir. Mas, na verdade, é mais para chorar. Com o que querem encher a cabeça das nossas crianças?! Não me admira que quando a professora de português do J. começou a introduzir a TLEBS (para quem não saiba, eu também não sabia, Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário) este se tenha levantado e tenha iniciado um discurso, amplamente aplaudido pelos colegas, sobre “é por isto que o nosso país não anda para a frente…” . O J. nem sequer foi muito original, limitando-se a repetir o que tinha ouvido a alguns adultos, mas lá que estava carregado de razão estava. Esta gente está doida.
No meu tempo os palavrões acima chamavam-se advérbio de modo… e mesmo assim já me parecia na altura que saber as linhas de caminho de ferro era bem mais útil do que saber que adoravelmente era um advérbio de modo. Sempre fui má, orgulhosamente má a gramática, o que nunca me impediu de ser uma leitora compulsiva desde que aos cinco anos aprendi a ler, nem nunca me impediu de me expressar e escrever razoavelmente. Por amor de Deus, deixem essas coisas para os senhoras e senhoras que precisam de fazer teses de mestrado e de doutoramento e deixem as nossas criancinhas amar a sua língua.

O Sérgio abordou este e outros temas de algum modo relacionados no post anterior

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com