<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, dezembro 29

Natal e laicidade 


Têm algumas pessoas vindo questionar a exibição pública dos símbolos religiosos do Natal. Notei ontem pela televisão enquanto esperava pelas três primeiras horas de "A melhor juventude".

A liberdade religiosa e a laicidade têm como objectivo garantir o respeito de todos por todos, mas não podem servir para justificar que se exerçam novos tipos de intolerância. Como é que em nome desses princípios se pode querer eliminar o menino Jesus e substituí-lo pelo pai Natal (e nesse ponto o consumismo tem feito mais que os activistas laicos) e impedir a Virgem Maria de dizer as suas falas bíblícas? O Lopes Graça deveria ter substituído o "Deus lhe dê cá as Boas-Noites" por quê?

Na minha opinião de pessoa de pouca fé, só a ignorância pode fazer com que as pessoas se sintam intimidadas pela exibição pública e pacífica de religiosidade ou de símbolos religiosos. Já para não falar em intolerância e agressividade, como apreciei noutros tempos em zonas rurais para com as "testemunhas de Jeová". Não são fortes as nossas convicções e a nossa cultura? Precisamos de impedir os outros de exibirem as suas convições religiosas e até de as quererem partilhar connosco, tanto mais quando se trata de tradições culturais ancestrais? Não gostariamos também de acabar com as manifestações e e exibição pública de símbolos políticos e comerciais? Isso é que era bom! Pois em verdade vos digo, mais facilmente se impede o presépio que as promoções fraudulentas!

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com