<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, janeiro 21

Dos costumes e das liberdades individuiais 

Cronistas são aqueles que fumam. A frase não é minha e tenho a certeza de que não foi assim que a li no “Público”on-line a semana passada, mas que é bem achada é.
Estas minhas recordações vêm agora duplamente a propósito já que a Eslovénia tem nos próximos meses a presidência da CE. Esta história reporta a 2003, tem quase 5 anos. Em 2003 passei 15 dias na Eslovénia a frequentar um curso europeu na Universidade de Lubliana. Não conhecia aquele pequeno país que foi uma muito agradável surpresa pelo bem-estar e avanço cultural e cívico reinantes. Lubliana possuía uma vida cultural intensa e uma atmosfera de boémia e de joie de vivre.
Em 2003 já era proibido fumar pelo menos em edifícios públicos, não posso afirmar o mesmo de restaurantes e bares porque não me recordo, as nossas horas vagas, jantares etc, decorreram sempre em esplanadas, porque havia muitas e porque o tempo ajudou. Os meus colegas de curso que fumavam faziam-no à porta da faculdade. Um dia, antes de uma aula, veio um senhor pedir gentilmente aos colegas que fumavam que o não fizessem em frente à entrada principal, mas sim na parte lateral do edifício onde havia cinzeiros.
Os eslovenos gostam de beber e para além de cerveja bebem vinho. Bebe-se vinho nas esplanadas, podem beber-se bons vinhos a copo em vinotecas e bares design, bebem com requinte. No entanto, nas recepções oficiais as bebidas alcoólicas estão proibidas. Explicaram-me que a Eslovénia tinha problemas graves de alcoolismo e que pretendia o governo, com esta medida, dar um sinal de que pode haver festa sem álcool. Participei em duas recepções oficiais, uma que nos foi oferecida pelo presidente da câmara de Lubliana, a outra uma homenagem a dois professores jubilados, cheia de pompa e circunstância, presidente da república incluído. E nas duas serviram acepipes lindíssimos e deliciosos, acompanhados por sumos e água.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com