<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, janeiro 18

Precisas que te faça de um desenho? 

A explicação de uma coisa que é muito evidente vem muitas vezes acompanhada de “percebeste ou queres que te faça um desenho”, quando, apesar da evidência, o nosso interlocutor parece duvidar. A expressão, a maioria das vezes produzida num tom jocoso ou ligeiro, é antipática porque põe em causa as capacidades do interlocutor. Mas é isto que a comunicação social faz todos os dias, se não lhe pomos um desenho por trás o gajo é capaz de não compreender, de não se aperceber da relevância da notícia. Num programa da BBC Prime, sobre a comunicação social de hoje, de que o Sérgio falou ali em baixo, os comentadores punham a tónica no ridículo de muitas “reportagens de exterior”: uma notícia sobre o primeiro-ministro inglês, tem que ser dada com o jornalista chapado em frente da porta fechada do nº 10 de Downing Street, a debitar o seu discurso enquanto que pela porta não sai nem entra ninguém nem nada de relevante acontece. Que valor acrescenta à notícia? Nenhum! Ou de um repórter que se sujeita a uma intempérie, e sujeita o operador de câmara e todo o resto da equipa, para uma reportagem sobre o mau tempo, como se a notícia não fosse credível se ele estivesse sentado no conforto do estúdio.
Mas estes exemplos, ridículos que sejam, são inócuos quando comparados com o mau gosto de fotos e reportagens com que somos bombardeados diariamente.
Hoje, Pedro Malaquias, comentador da Antena 2, chamava a atenção exactamente para isso mesmo a propósito da notícia, dada pelo Jornal de Notícias, do atropelamento de uma jovem por um comboio num apeadeiro de Gaia. A notícia, que infelizmente não é rara, não mereceria grande comentário se não viesse acompanhada de uma fotografia “demasiado explícita” do acontecimento. Que levou o comentador a dizer, e muito bem, qualquer coisa como isto “no dia em que eu precisar de ver fotografias destas num jornal para acreditar nas notícias, deixo de ler jornais”.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com