<$BlogRSDUrl$>

domingo, janeiro 6

Velocidade louca é um pleonasmo vicioso 

Ontem a fazer zapping apanhei a meio na BBCprime um documentário sobre a televisão com depoimentos de autores e escritores. Diziam eles que a televisão hoje não era assim tão pior, mas que um dos principais problemas era a velocidade. O programa acabava com alguém a dizer, e a fazê-lo, "porque não ficar sentado no sofá sem fazer nada"...

Mas isso foi ontem. Hoje já não é possivel encontrar no site da BBC referência a esse programa, para saber como se chamava, ou se voltará a dar. Só aos programas de hoje e aos da próxima semana. Helas, são as novidades, é a velocidade frenética. Brum, brum. Para lado nenhum. Mas, brum brum.

Ah, e também muito rápida é a comunicação. A minha filha comprou um novo telemóvel para ter mensagens grátis e já enviou para cima de mil na última semana. Comunicar o quê? Ver o quê? Se fica tudo desfocado, ou se a mensagem é irrelevante.

Como antídoto para esta toleima das novidades, da velocidade e da comunicação, recomendo o magnífico livro de Henry Thoreau "Walden", que pode ser ouvido e descarregado de graça no site da LibriVox. Em especial aconselho a parte 5 do capítulo 1.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com