<$BlogRSDUrl$>

sábado, abril 4

A Overdose II 

Então não é que logo depois de ter escrito este post descobri que vou ter uma auto-estrada mesmo nas traseiras do meu prédio? Que vai dar cabo de todo o verde que tenho a sorte de ver diariamente e que considerava que iria ser muito difícil destruir, dada a sua enorme extensão? Confesso que nunca me tinha lembrado da possibilidade de uma auto-estrada...

Aquela mancha verde já tinha sido destruída pelo grande incêndio florestal que entrou em Coimbra em Agosto de 2005, mas estava a recuperar bem. Agora, com a auto-estrada, é definitivo: acaba-se de vez, total e rapidamente, com todo o verde, a beleza, a calma, a qualidade de vida. Não há recuperação possível. Esta parece ser a inglória história de muitas manchas verdes deste país: o fogo, depois a construção.

É em nome do progresso e da coesão nacional que fazem isto às pessoas, aprendo no site das Estradas de Portugal. "É a estrada que nos liga", diz o slogan.

Talvez tenha sido assim, no início. Mas eu pensava que a última auto-estrada já nos tinha ligado... e penso que uma auto-estrada a mais só divide... e que muitas auto-estradas a mais apenas esquartejam e empobrecem o país, "trazendo custos mas não benefícios".

Enquanto as auto-estradas renderem votos e tivermos políticos que prefiram os votos ao país, teremos novas auto-estradas, mesmo que não precisemos delas.

A ler:

- "O caso das auto-estradas portuguesas: a evidência do excesso de vias", de Avelino de Jesus, com interessantes indicadores económicos sobre as autoestradas portuguesas.

- "Portugal é dos países com mais auto-estradas na Europa"

- "Portugal tem nove autoestradas a mais" (Expresso de hoje, 4/4/2009 - "650 km de AEs não têm tráfego suficiente para justificar a sua existência" - vêm mais 881 km a caminho...)

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com