<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, junho 26

A grande inauguração 

Em Setembro/Outubro de 2009, haverá uma inauguração que se prevê histórica. Será algo raro: uma inauguração que os governantes, em vésperas de eleições, vão certamente querer adiar para depois das eleições!

É uma verdadeira obra de arte e um recorde para o Guiness. Um monumento surrealista com 13 km: o troço de auto-estrada entre Angeja e Estarreja (A29). Corre paralelamente à A1, distando dela em média cerca de 900 metros (variando entre os 400m e os 1400m - ver mapa). Continuará os muitos outros km de auto-estrada-paralela-à-A1-e-a-cerca-de-900m já existentes. Ao mesmo tempo, a A1 está a ser alargada para 6 faixas precisamente em Estarreja, com possibilidade de alargamento futuro para 8. A inauguração em plena crise económica não podia ser mais apropriada, parece uma conjunção astronómica.

Nas palavras do presidente da Câmara de Estarreja, aqui e aqui:

"É fácil perceber da nossa histórica resistência a esse traçado: um terço do território do Município é ZPE (Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro); o restante é atravessado pela Linha do Norte, por Gasodutos, por Linhas de Alta Tensão, pela A1, agora pela A29, amanhã querem que pelo TGV."
[...]
"Em Estarreja, a A1 está a ser alargada de 4 para 6 faixas. A A29 ficará pronta dentro de um ano. Passamos de 4 para 10 faixas de auto-estrada…”."
[...]
"O próprio Secretário de Estado das Obras Públicas, admitindo que esta solução para a A29 não será a melhor possível, conclui que “às vezes, mais vale tomar, em determinados contextos, uma decisão que não é muito boa, do que não tomar nenhuma”(in Público, Junho 2006);"
[...]
"o Povo não entende."

Não é para entender. Mais 58 milhões de euros para o lixo. Acrescidos de mais 12 milhões para compensar a população local de tanta maldade. Compensar como? Com mais e melhores estradas, naturalmente.

Como se não bastasse, há ainda a auto-estrada A32 que vai ser ali construída paralelamente, a 3 km da A1.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com