<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, junho 23

Matemática - pensamento estruturado 

Segui com atenção a intervenção do Prof. Nuno Crato na Sic Notícias sobre os exames do 9º e 12º anos de Matemática. Enquanto o via, e anuía com a cabeça em acordo no que se refere à importância da Matemática na formação dos nossos cidadãos (futuros decisores), lembrei-me de um Professor de Português que me dizia que tinha fugido da Matemática mas que tinha sido apanhado pelo Latim. Durante algum tempo achei estranho este pensamento mas nada como um bom exemplo de didáctica para perceber a profundidade do mesmo. E os alunos actuais são "apanhados" por alguma coisa?
Espero estar redondamente enganado, mas parece-me que os alunos estão já apanhados pelo "imediatismo", pela "vacuidade" e pela "ausência de rigor".
O que os Exames Nacionais (nas mais diversas áreas) nos têm apresentado quer na sua estrutura quer nos critérios de correcção (aliás classificação) é o desmantelar progressivo da necessidade de método, de pensamento analítico, crítico e quantitativo e, também de esforço. Não será apenas este o factor a contribuir para a superficialidade que se abate na sociedade e atinge os nossos jovens cidadãos, todavia a mensagem que os Exames transmitem é clara: o esforço não compensa!

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com