<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, dezembro 8

Gripe A: actualização 

Será talvez interessante actualizar a informação dos gráficos deste post, para observarmos como tem evoluído a gripe A nos Estados Unidos, o país onde se registaram mais mortes até ao momento (gráficos do CDC):




Sem dúvida que está a ser um ano diferente e felizmente a gripe A tem vindo a diminuir de actividade nos EUA nestas últimas semanas. É fácil imaginar que as curvas vão continuar a diminuir de forma significativa até chegar praticamente a zero, como de resto suponho que terá acontecido em países do hemisfério sul, como o Brasil, a Argentina ou a Austrália. No entanto, algo me diz que seria demasiado fácil: se compararmos com os anos anteriores, observamos que a época típica da gripe sazonal (a das curvas a verde no gráfico de cima, com início a partir da semana ~52) este ano ainda nem começou... Por outro lado, começam a ser confirmadas mutações do vírus em vários países, bem como casos de infecções duplas, como se vê no final da "pandemic timeline" da wikipédia.

Provavelmente o melhor será, tranquilamente, continuar a seguir a situação, sem tentar prever demasiado e esperando que tudo corra pelo melhor.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com