<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, novembro 17

Astrologia: um enquadramento diferente 

Já aqui, em tempos, escrevi sobre a astrologia. Não mudei de opinião em relação ao espaço excessivo que lhe é dedicado nos media, nem aos oportunistas que povoam as televisões, nem, claro, no que concerne às suas relações com a ciência. No entanto, depois de uma entrevista que li num jornal e de ter lido uma parte de um livro de José Prudêncio (Astrologia e Filosofia), junto com outras reflexões que já tinha feito, mudei ligeiramente o enquadramento da minha opinião sobre a astrologia.

De facto, o que eu escrevi antes sobre o céu real já não corresponder às tabelas astrológicas é desde há muito tempo claramente assumido pelos praticantes mais competentes da astrologia: há séculos que os astrólogos já não olham o céu. Também a hipótese de a astrologia poder ser validada cientificamente é claramente descartada: mesmo que se pudesse provar que as previsões eram 100% certas, a astrologia continuaria a não ser uma ciência; não é essa a sua pretensão, nem a astrologia usa metodologias científicas. Eu acrescentaria que, se isso se verificasse, o que é altamente improvável, teríamos de rever toda a ciência (e a astrologia continuaria a não poder ser enquadrada como ciência).

O que é então a astrologia? É uma prática, uma arte, um discurso sobre o tempo e a acção, uma forma de colocar cada pessoa concreta no centro do universo, uma procura de encantamento; uma prática que procura obter resultados no mundo concreto a partir de considerações abstractas baseada em símbolos e significados. É também um fenómeno cultural, talvez alienante, mas relativamente inócuo. E é, claro, uma prática ancestral que temos de tomar em consideração, por exemplo, ao analisar a história dos Descobrimentos, Os Lusíadas, a obra de Fernando Pessoa ou a Divina Comédia de Dante. E de alguma forma o lastro do seu discurso ancestral é relativamente honesto: convém referir que não tenta ligar-se a energias negativas e positivas nem a equilíbrios quânticos baseados em hologramas desenhados por cientistas da NASA.

José Prudência refere que podem ser feitas consultas excelentes usando cartas astrais erradas (enfim, erradas são todas porque o céu não corresponde ao que aparece nas cartas). Mais abaixo poderá ser consultado o meu horóscopo, assim como acima pode ser consultada a minha carta natal, obtidos no astro.com. É fácil de perceber, a partir do meu horóscopo, por que razão é assim: um bom astrólogo poderá talvez ser melhor que um psicólogo mediano e muito melhor que um mau psicanalista, nos casos que não envolvam doença mental (nesse caso, ou especialmente nesses, será de evitar o psicanalista e procurar o psiquiatra!) José Prudêncio refere o que eu já sabia antes: não há bases científicas para a psicanálise. Tal como a astrologia, a psicanálise é uma prática que pretende obter resultados no mundo concreto com base num discurso simbólico. Há que dizer no entanto, que os psicanalistas sérios são também psiquiatras e combinam o discurso simbólico com a possibilidade terapêutica científica, enquanto que os astrólogos, talvez mais preguiçosos e auto-satisfeitos, não buscam essa complementaridade, mantendo-se no guetto das homeopatias e medicinas alternativas.


Personal Daily Horoscope of Wednesday, 17 November 2010
for S R, born 16 September 1966

Self-criticism ***
Valid during many months: During this time you will need to engage in deep introspection, self-examination and self-criticism. Quite possibly you will feel lonely and depressed. The way in which you handle this influence will have important consequences later for your physical and psychological well-being.

This is a good time for self-searching, so long as you are not judgmental. It doesn't matter whether you are good or bad according to your ideals. The real question is what you are. This influence can help you find out. If you proceed from this point of view, it can be a very constructive time, even though it may be experienced as painful.

During this time you may withdraw from others, have difficulty in relationships - especially with women - experience depression and feel quite inferior to life's demands. The best way to deal with this is not to take it all so seriously. Your perspective is warped, so that small matters seem too important. Do not make final decisions about your emotional life now. Wait until you can see more clearly what you have learned from this time.

If you have recently broken off a relationship it may be best to leave it that way. Do not make a real effort to put it back together until this time is over.

The interpretation above is for your transit selected for today:
Saturn Conjunction Moon, , exact at 03:59
activity period from 7 November 2010 until end of August 2011
Other transits occurring today, for subscribers

Mercury Square Ascendant, exact at 22:33 (L)
Moon in the 8th House, from 14:22
Moon Sextile Med.Coeli, exact at 19:44
Important long-term influences, for subscribers

"Unstinting labor" (Saturn Sextile Mars)
"A conflict of principles" (Uranus Conjunction Saturn)
"Great advances" (Jupiter Conjunction Chiron)

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com