<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, abril 12

Pior ainda 

Ontem ouvi nas notícias que, segundo as previsões mais recentes do FMI (Abril de 2011), Portugal vai ter o pior crescimento da Europa em 2012. Hoje, vi a manchete do DN: “FMI prevê que Portugal em 2012 seja o único país da EU em crise”.

Qual quê! Os jornalistas estão a ser muito bonzinhos e seria bom que mostrassem o retrato completo. A partir do site do FMI, onde se pode obter uma folha de Excel com as previsões de crescimento do PIB, constata-se o seguinte:

- Portugal será o país com pior crescimento do mundo (e não apenas da Europa ou da UE) em 2012, 2013 e 2014 (e não apenas em 2012). Em 2015 e 2016 seremos o 3º pior e o 2º pior, respectivamente. Em 2012 seremos o único país do mundo com crescimento negativo.

- fazendo a média do crescimento do PIB previsto entre 2011 e 2016 (tão longe quanto o FMI prevê neste momento), Portugal terá o pior valor do mundo.

- relativamente às anteriores previsões do FMI de há apenas 6 meses atrás, que em Outubro de 2010 referi aqui, piorámos: a média de crescimento do PIB entre 2011 e 2015, que em Outubro se previa ser de 0,54, passou para menos de metade: 0,22. Se há seis meses atrás estávamos destacados no último lugar, com um crescimento duas vezes inferior ao do segundo país com pior crescimento do mundo, agora estamos ainda pior, com um crescimento 4 vezes inferior ao do segundo pior classificado. Ou seja, nos últimos 6 meses afastámo-nos rapidamente do crescimento do resto do mundo, graças à estratégia errada de Sócrates de não pedir ajuda quando devia. Isto é notável, sobretudo se atendermos a que juntamente com o ministro das finanças, Sócrates é a pessoa que no mundo inteiro dispôs da informação mais completa sobre o verdadeiro estado das nossas finanças e da nossa economia, ao mesmo tempo que tinha os meios necessários para agir face ao problema.

- apesar desta situação ser perfeitamente conhecida do primeiro ministro, por exemplo em Outubro de 2010 quando as anteriores previsões do FMI foram conhecidas, ele decidiu ignorá-las e preferiu desinformar-nos sobre o excelente estado da nossa economia, comentando precisamente o crescimento económico, como se estivesse a gozar connosco! (“Sócrates considera "muito animadores" últimos dados do PIB”-12/11/2011; "Sócrates desvaloriza contracção da economia"-14/2/2011). Não é nada de novo: sempre o fez e há já um ano atrás eu o referia aqui, recorrendo às estatísticas de Abril de 2010 do FMI.

Poder-se-á perguntar de que serve escrever um post como este, que desmotiva ainda mais as pessoas que tão pessimistas andam. Não sei. É um desabafo, com alguma informação relevante à mistura. Mas nada é mais decadente e desmoralizante do que ver o congresso do PS no passado fim-de-semana aclamar um Nero que deixou arder Roma.

Do delírio de Sócrates e do PS ao branqueamento e mau serviço dos media, este é um retrato fiel do país real, que continua na mesma como a lesma. Precisamos de mudar.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com